quinta-feira, 1 de junho de 2017

Upgrade e downgrade de moto - Uso urbano - Burgman x PCX

E aí meus amigos, tudo bem?


Vou partilhar com vocês um pouco da minha experiência com motocicletas de maior cilindrada e depois explico o motivo do título desse post: Upgrate e Downgrade de moto.

Antes quero lembrar que já fiz uma postagem onde relatei minha experiência com motocicletas de uma forma geral, no post denominado "Moto ou Scooter", em fevereiro de 2014.

Até aquele momento eu ainda não havia passado pela experiência de uma moto de maior cilindrada. Ocorre que em junho de 2015, troquei a minha scooter Burgman 125cc por uma Honda Shadow 750cc. Igualzinha a essa da foto ao lado.

Que diferença hein? 😂😂😂

Logo de cara fiz uma viagem com ela. Esse tipo de moto nos convida a pegar a estrada, concorda? O registro dessa viagem está no Youtube, vale a pena conferir (clique aqui).

A moto proporciona um conforto excelente, seja na posição de pilotagem, estabilidade, assento do piloto, posicionamento dos braços, largura dos pneus e tamanho das rodas, enfim, um verdadeiro avião; basta acelerar. Sempre foi meu sonho possuir uma máquina modelo custom, dessas.

Passei quase dois anos utilizando a Shadow em Fortalelza, no trânsito do dia, dividindo as oportunidades de deslocamento entre ela e o carro. A experiência foi excelente. 

Me acostumei a andar entre os carros com ela, apesar do peso da moto. Obviamente tem lugares que você não consegue passar, mas na maioria das vezes eu não ficava preso entre os carros. O único desconforto era o consumo. A média de consumo dela na cidade era de 17 a 19 km com um litro de combustível. Na estrada cheguei a fazer 25km/l.

Porém, este mês (maio/2017) levando em conta que a Shadow estava ganhando idade (e se desvalorizando) e que eu estava precisando de dinheiro pra uma SurfTrip, optei por vendê-la. Utilizei uma parte dos recursos para despesas diversas e o restante (para não ficar sem moto) destinei à compra de uma PCX Honda 150cc (DLX), com menos de um ano de uso 2016/2016. Em outras palavras, voltei para o mundo das scooter.

Daí o título deste post (upgrade e downgrade). Subi a cilindrada durante um tempo e agora reduzi.

Não tem como comparar a Shadow e a PCX. São duas motos de categorias completamente diversas. Apenas a questão do consumo. A média de consumo da PCX, na minha mão, é de 40km/l. Faço questão de ressaltar "na minha mão" porque o consumo depende muito de quem está conduzindo, não apenas da cilindrada.

Entre a PCX e a Burgman, porém, as diferenças são gritantes. Além da diferença de potência decorrente da cilindrada de cada uma (a Burgman fica pra trás fácil, fácil), existem alguns outros detalhes especiais.

A partir de 2016 os faróis e lanternas da PCX são de Led; no painel dessa scooter existe um local pra guardar pequenos objetos (carteira, celular, chaves de casa, etc) e uma saída de 12v onde você pode ligar um carregador para seu celular; o espaço abaixo do assento cabe um capacete normal e mais alguma coisa (na Burgman não cabe quase nada, inclusive capacete); a PCX possui um dispositivo que pode desligar a moto quando estiver parada por mais de 3 segundos, voltando a ligar quando você acelera (isso implica numa possível economia de combustível), se chama sistema "idling stop"; os pneus da PCX são maiores que o da Burgman, o que facilita passar pelos buracos; sistema de freios da PCX é mais eficiente; a PCX possui um botão que aciona um "pisca alerta", ou seja, assim como os carros, piscam simultaneamente todas as setas de direção (pisca-pisca); possui ainda um "computador de bordo" que mede o consumo da moto a todo instante, evitando que você fique enchendo  o tanque e fazendo contas para saber o quanto a máquina está "bebendo" e um relógio; painel bem mais completo e bonito.

Eu listei acima apenas o que me lembrei, das facilidades que mais me chamaram a atenção (positivamente) nesse breve comparativo entre Burgman 125 e PCX 150.

Enfim, são uma série de itens e cuidados que a Honda teve quando entrou nesse segmento de scooters e que a Suzuki preferiu ignorar. 

Se me perguntarem se estou feliz com o downgrade, diria que sim. Não por algum problema que tive com a Shadow, afinal não tenho nada a reclamar dela. Apenas porque escolhi uma boa scooter para andar na cidade. Pelo menos esta é minha impressão até o momento. Nada a reclamar. 
 
Forte abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário