domingo, 28 de dezembro de 2014

Expedição ao Monte Roraima - Trekking

Olá amigos,

Já fizeram trekking ou hiking?

Tenho andado afastado das publicações porque me envolvi numa aventura completamente inesperada e que eu jamais poderia deixar de participar: - Subir o Monte Roraima!

Peraí.... como assim rsrrs. Antes de mais nada vamos colocar uns pingos nos í's.

O que é o Monte Roraima? Vamos recorrer à Wikipedia. 

"O monte Roraima é uma montanha localizada na América do Sul, na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Constitui um tepui, um tipo de monte em formato de mesa bastante característico do planalto das Guianas. Delimitado por falésias de cerca de 1.000 metros de altura, seu platô apresenta um ambiente totalmente diferente da floresta tropical e da savana que se estende a seus pés. Assim, o alto índice pluviométrico promoveu a formação de pseudocarstes e de numerosas cavernas, além do processo de lixiviação do solo. A flora adaptou-se a essas condições climáticas e geológicas com um elevado grau de endemismo, onde encontram-se diversas espécies de plantas carnívoras – que retiram dos insetos capturados os nutrientes que faltam no solo. A fauna também é marcada por um acentuado endemismo, especialmente entre répteis e anfíbios. Esse ambiente é protegido no território venezuelano pelo Parque Nacional Canaima e no território brasileiro pelo Parque Nacional do Monte Roraima. Seu ponto culminante eleva-se no extremo sul, no estado venezuelano de Bolívar, a 2810 metros de altitude. O segundo ponto mais alto, com 2772 metros, localiza-se ao norte do platô, em território guianense, próximo ao marco de fronteira entre os três países.
Descoberto apenas no século XIX, o monte Roraima foi escalado pela primeira vez em 1884, por uma expedição britânica chefiada por Everard Ferdinand im Thurn. Entretanto, apesar das diversas expedições posteriores, sua fauna, flora e geologia permanecem largamente desconhecidas. A história de uma dessas incursões inspirou sir Arthur Conan Doyle a escrever o livro O Mundo Perdido, em 1912. Com o desenvolvimento do turismo na região, especialmente a partir da década de 1980, o monte Roraima tornou-se um dos destinos mais populares para os praticantes de trekking, devido ao ambiente singular e às condições relativamente fáceis de acesso e escalada. O trajeto mais utilizado é feito pelo lado sul da montanha, através de uma passagem natural à beira de um despenhadeiro. A escalada por outros pontos, no entanto, exige bastante técnica, mas permite a abertura de novos acessos." (Fonte: wikipedia, link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Roraima)


O que "trekking" e o que é "hiking"? Ambos se referem a caminhadas. A diferença é que no trekking a caminhada deve ser superior a 20 horas. Tem muita gente que faz hiking e diz que fez trekking porque não sabe a diferença. Mas essas discussões conceituais são bobagens.

Pronto, colocado o objeto da aventura, vou dizer o que houve.


Agora em outubro recebi a ligação de um amigo (militar, Capitão do Corpo de Bombeiros) dizendo que tinha um convite que ele achava minha cara: Subir o Monte Roraima em janeiro/2015. Me perguntou se eu queria entrar na equipe.

Confesso que não tinha a mínima idéia de como encarar o desafio, conhecia apenas a localização geográfica, mas pouquíssima informação.

Fiquei super animado com a idéia. Um grupo de 7 pessoas, dos quais conheço apenas um (esse amigo que me ligou). A viagem ocorrerá em janeiro.

Treinando trilhas, na subida da
Serra de Maranguape-CE, em direção
à Pedra Rajada.
Meu aniversário é no dia 20 de janeiro (47 anos). A conquista do Monte Roraima é uma boa forma de começar o ano e celebrar mais um ano de vida.

Por enquanto eu estou nos preparativos: Pesquisas, aquisição de equipamentos específicos, intensificação dos treinamentos físicos, etc.

Estamos super estimulados, trocando informações pelo Whatsapp. Faltam apenas 10 dias para minha viagem, a partir de hoje. 

Nos encontraremos no dia 08/janeiro em Boa Vista. Dia 09 já estamos na estrada em direção à Venezuela. Vamos atacar a montanha por aquele lado porque o lado brasileiro é um imenso paredão, acessível apenas através de escalada com cordas (o que não é nosso foco).

Prometo que vou postar todos os registros. Quero ver meus companheiros quarentões, quase cinquentões como eu, estimulados a realizar sonhos e manterem-se com saúde e fisicamente ativos, por muito tempo.

Vou dar o exemplo e deixar todas as dicas do que fazer ( e do que não fazer) para que a aventura seja uma boa lembrança. Quem sabe eu abraço essa idéia e participo de outras aventuras parecidas.

Abraço a todos! Nos encontramos na segunda quinzena de janeiro, quando eu postar aqui tudo que realizei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário