sábado, 7 de setembro de 2013

Wakeboard

Olá !!!

Amigos, vou falar um pouco da experiência que tive com Wakeboard.

Quando fiz a minha cirurgia de coluna (sempre falo dela porque foi um tempo que tive pra pensar), fiquei deitado imaginando o que fazer quando ficasse curado, se ficasse 100%, e imaginei como deveria ser legal praticar Kitesurf.

Então a idéia inicial era fazer kite? Era.

Quando pude me sentar, usei bastante a internet pra pesquisar sobre o assunto e, quanto mais lia, mais ficava apaixonado. A vontade+impossibilidade de realizar, criam uma expectativa maior ainda, seja lá no que for.

Imaginei que não ia ter muita dificuldade porque já andava de skate e a posição era bem parecida, a diferença é que tinha uma vela puxando.

Descobri em Fortaleza, durante as pesquisas, um lugar chamado Lagoa do Colosso, relativamente perto da minha casa, onde eu poderia ter um primeiro contato.

Fui conhecer e conversei com um instrutor que me recomendou umas sessões de wake, antes de fazer kite, pra aprender a comandar os pés, antes de me aventurar na "pipa", o que achei sensato. E assim fizemos.

Subi numa cama elástica e segui as instruções, pulando, trocando de base, sempre segurando um apoio de madeira preso numa corda, imitando a posição que ficamos quando somos puxados, por uma pipa ou por uma barco.

Logo em seguida, vestindo um salva vidas e um capacete, passamos pra água.

Lá eles têm um sistema de cabos que imita uma tração de barco ou pipa, assim vc pode ir e vir com um motor puxando, é bem legal.

A prática do skate ajudou mesmo, fiquei em pé sem dificuldade. A dificuldade inicial era só fazer as curvas no final do "circuito" pra ir e voltar, é mais ou menos como o desenho de um "8" beeeem alongado no meio.

A sensação é muito boa, mas alerto, precisa ter uma forcinha nos braços ... se você estiver muito fora de forma, paradão, vai  sofrer um bocado. As mãos doem um pouco mas depois caleja.

Só fiquei triste porque os preços de lá ainda são caros. Não dá pra praticar com muita frequência se você não tiver uma situação financeira um pouco mais folgada.

O sonho do kite ficou um pouco mais distante. O pessoal lá me cobrou R$800,00 pelo "curso". Esse curso é imprescindível pelas noções de vento e navegação com a "pipa". Sem ele você pode ficar em sérios apuros.

O equipamento de kite é mais uma cacetada ... você compra um de segunda mão por algo em torno de R$2.500,00.

Você fica meio numa sinuca: - pagar um curso caro e não gostar ou, gostar, e ter que gastar ainda mais. É um investimento meio pesado pra atirar no escuro assim.

Acredito que se procurar mais encontro algo mais em conta (curso e equipamento). A falta de concorrência deixa os caras livres para arbitrar os valores, sem receio.

Vale a pena conhecer o esporte. Ainda fui umas 3 ou 4 vezes na Lagoa do Colosso, mas ficou salgado rsrs.

Ainda tenho vontade de aprender a usar o kite e entrar no mar com ele ... às vezes enquanto surfo, a galera do kite passa pra lá e pra cá, saltando as ondas numa velocidade incrível, eu acho muito legal.

O kite ou o wake, precisam de esportes de apoio pra manter a forma. Apenas força no braço não vão te garantir coração e pulmão hehe.

Claro esse esporte também tem seus riscos. O instrutor que me atendeu contou que, uma vez, distante da praia mais de quilometro, se arriscou num salto, subiu muito, calculou errado a volta e quebrou o tornozelo, a pipa caiu, a prancha ficou longe, ou seja, um problemão pra quem está sem celular e pratica um esporte solitário. Mas ele é experiente e soube usar a pipa para arrastá-lo até a prancha e depois até a margem (por isso o curso é importante).

Incidentes como esse podem acontecer, mas isso depende muito de quão longe você quer levar os seus limites. Dá pra se divertir sem dar tantas piruetas rsrsr.

Abraço a todos!!!

Petrus

Nenhum comentário:

Postar um comentário