quarta-feira, 24 de julho de 2013

Por onde começar?



Considerando que você já fez sua avaliação médica e está em condições de praticar uma atividade física, lembre-se que é importante manter uma regularidade nessa prática, seja lá qual for a que você vai escolher.

Por onde começar? Que atividade física vou escolher?

Muita gente tem optado pelas academias de musculação, por uma série de motivos, segurança, comodidade, exercícios orientados, aumento de massa muscular, emagrecimento, definição, etc.

Eu, pessoalmente, não gosto muito de academia. Já fiz musculação por vários períodos, mas nunca passei mais de 7 ou 8 meses. Acho meio monótono, acabo ficando enjoado e saio.

Preciso fazer coisas ao ar livre ...... mas essa é uma característica "minha". Conheço muita gente que usa academia para musculação há anos e não troca por nada.

O que é certo é que é preciso se mexer.

Você sabia que com o passar dos anos perdemos massa muscular? Como consequência dessa perda vêm a perda de independência, a depressão, aumento do risco de quedas e fraturas.

Só não fique parado. Se você se sente atraído pela atividade em academia, experimente. Se você for igual a mim, se preferir coisas variadas, posso recomendar (por experiência própria) futebol, surf, boxe, ciclismo, corrida de rua.

Claro que cada uma dessas atividades tem seus riscos.

Futebol, por exemplo, pode não ser bom pra quem já tem problema nos joelhos. Mas você pode se encaixar em um "racha" que tenha pessoas da sua mesma faixa etária, onde o divertimento seja maior e a competitividade menor.

O surf tem como pressuposto saber nadar (rsrs, claro), mas pode ser praticado sem impacto na estrutura óssea, na beirinha da praia, com pranchas especiais de material emborrachado (procure uma escolinha). É divertimento certo.

O boxe pode pesar nos joelhos também, mas não precisa necessariamente levar ao combate entre os alunos (você pode escolher apenas os treinos teóricos e bater no saco).  O desenvolvimento cárdio-respiratório é incrível!

Ciclismo pode ocasionar quedas, recomenda-se a prática em grupo por questão de segurança e motivação, mas traz excelentes benefícios, além da proximidade com a natureza e a sensação de liberdade (que tal participar de grupos de passeios noturnos?).

A corrida de rua já é um esporte disseminado atualmente. Procure uma assessoria. Lembre-se que joelhos e coluna são exigidos.

Mantenha regularidade em qualquer uma dessas modalidades, ou de outra que você preferir. Isso é imprescindível para que a atividade não se transforme num risco para sua saúde.

Você se lembra do comediante Bussunda (Casseta & Planeta)? Ele morreu em decorrência de um ataque cardíaco fulminante quando jogava uma pelada com funcionários da Rede Globo e colegas de programa. Basta olhar as fotografias pra ver que, apesar de ser um apaixonado por futebol, Bussunda não cuidava de sua saúde física, alimentação, nem praticava seu esporte de forma constante.

Pesquise, leia sobre as diversas modalidade esportivas que lhe atraem, não invista em equipamentos e acessórios sem a certeza de que vai seguir em frente, pelo menos durante um tempo.

Procure escolinhas (pro surf, por exemplo) ou assessorias (para corrida e ciclismo). É muito interessante se utilizar desses recursos para evitar cometer erros que vão prejudicar seu rendimento ou até mesmo causar lesões.

Não há um modo "fácil" de se manter saudável. Tem que ralar.

Comece agora sua pesquisa, escolha seu esporte e mãos à obra! Se não gostar da primeira escolha, comece outro, até se encontrar ;)

 Abraços!

Petrus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário