sábado, 27 de julho de 2013

Minha experiência com surf (contin. II) - ACESSÓRIOS


Leash ou cordinha
Além da prancha, sobre o que conversamos no post anterior, você precisa de uma cordinha (ou leash), precisa passar parafina na prancha, se proteger do sol, usar uma sunga, uma bermuda, etc., etc. etc. .... rsrs.

É muita coisa hein, mas precisa mesmo.

Outro dia eu estava surfando na Praia do Futuro, em Fortaleza, e passei por uma situação chata. Quando cheguei pra surfar tinha um cara saindo da água com a quilha quebrada .... mais adiante vinha um reclamando que a cordinha quebrou.

Sinais meu amigo, sinais. Antes de surfar olhe para o mar e aprenda a identificar como ele está se comportando naquele dia.

Eu não li os sinais ... remei como um condenado pra passar a rebentação com minha funboard, sem afundar, sem passar por baixo das ondas que vinham. Cheguei lá no fundo mortinho da silva.

Por causa disso, passei da linha que a galera estava pra poder descansar. Pensei em passar de onde as ondas se formam ... estava precisando de um tempo.

Porém, do nada, veio uma onda gigantesca e eu não estava em posição, nem pra pegar a onda, nem pra passar por ela ... resultado: - empurrei a prancha pra tras e tentei mergulhar (eu sabia que não ia conseguir afundar aquela prancha enorme). A onda puxou a onda e me levou junto, até um determinado ponto .... a cordinha partiu e as ondas levaram minha prancha, kkkk, fiquei no fundão e tive que voltar no braço (um cara ainda gritou: - Vai na paaaaz irmão!)

Lição que tirei do episódio:
- Use uma cordinha com espessura bastante para suportar a tensão da prancha;
- Verifique sempre se a sua cordinha está em boas condições. Ela deforma com o tempo;
- Olhe para o mar. Se eu tivesse "lido" a situação do mar naquele dia (consultado a previsão, conversado com os caras que saíram), não teria sido pego de surpresa. Você precisa ter humildade e reconhecer que seu nível ainda não permite encarar um mar pesado demais;
- Por sorte não roubaram minha prancha. Depois de uns minutos, quando cheguei na areia, ela estava lá, mas podia ter sido levada. O fluxo de pessoas naquela praia é grande.

A parafina também é importante. Impede que você escorregue. Os vídeo ao lado vão te dar uma dica de como passar parafina e como limpar a prancha. É preciso tirar a parafina velha depois de um tempo também.

Para isso serve o "raspador". Tem umas bermudas que a gente compra e já vem com o raspador dentro do bolso. Alguns raspadores vêm com uma chave para afrouxar os parafusos das "quilhas".

Eu comprei uma bermuda de material elástico, excelente! Faz a diferença, o preço compensa. Vc tem muito mais liberdade de movimento

Abaixo da bermuda é bom usar uma sunga. Nunca se sabe a força da próxima onda hehehe.

Se protege do sol. Essa dica não tem idade. Tanto faz ser novinho ou adulto, o sol queima meeeesmo.

Aqui em Fortaleza o clima é quente. Como eu tenho pouco cabelo comprei até um boné pra proteger a cabeça porque tem dias que o bicho pega. Já queimei a cabeça de uma forma tal que descascou rsrsr.

Use protetor solar, sem pena, pra não ter que ficar voltando constantemente pra colocar mais (rosto, braços, ombros, costas, batata das pernas, tudo).

Outra pedida é usar malhas (camisas) especialmente feitas pro surf. As de boa marca têm proteção UV. Olha o selo para ter certeza que tem proteção UV.

Eu costumo usar relógio quando entro no mar (digital, simples). Minha pulseira é de silicone (borracha). Cuidado com o tipo de relógio que você vai usar porque alguns tem o pino muito grande e pode machucar sua mão quando você se apoiar na prancha pra ficar de pé.

Quem está começando pode usar uma luva palmar, pra dar maior potência às remadas ... recomendo porque usei e funciona mesmo.

Além disso tudo tem as quilhas, mas esse episódio é um capítulo à parte. Tem muita especificação pra colocar aqui e este post já está demasiado grande rsrsrs.

Leva água no carro, umas barrinhas de cereal. Dependendo de onde você for surfar pode não ter comida nem água.

Além disso tudo, costumo deixar no carro uma com toalha, camisa e bermuda seca extras sacos plásticos para colocar a roupa molhada.

Não entre no mar com a chave original do seu carro porque a maioria tem um chip dentro da cabeça e ele queima. Seu carro não vai ligar e você fica no prego.

Manda fazer uma cópia. Deixe a original dentro e leve no bolso essa cópia baratinha.



Raspador simples

Raspador com chave





Boné pra surfar















Nenhum comentário:

Postar um comentário